
O Paraná sediou nesta semana o seminário “Meu Parceiro, Meu Brasil, Nosso IBGE”, promovido em Curitiba como parte das comemorações pelos 90 anos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O encontro reuniu representantes de universidades, órgãos públicos e instituições parceiras do estado.
O objetivo do evento foi fortalecer a colaboração entre o IBGE e diferentes entidades, além de destacar a importância das informações estatísticas e geocientíficas para o planejamento e a gestão pública. Durante a programação, foram debatidos temas ligados à produção, coleta e divulgação de dados em diversas áreas.
Também foram apresentados projetos desenvolvidos no Paraná com utilização de dados do instituto, reforçando a relevância das estatísticas oficiais para pesquisas acadêmicas, planejamento urbano, agricultura e políticas públicas. O evento integra uma série de encontros que acontecem em todas as unidades da federação ao longo de 2026.

